ORÁCULO DE CINZAS E DA QUARESMA DE 13 e 14 DE FEVEREIRO DE 2013
(Dois em Um)
E AGORA, JOSÉ?
A FOLIA ACABOU,
A LUZ APAGOU,
O POVO SUMIU,
A NOITE ESFRIOU,
E AGORA, JOSÉ?
E AGORA VOCÊ?
E AGORA BRASIL?
Adaptação do poema "José",
de Carlos Drummond de Andrade
QUARESMA
Tempo de tirar a máscara
Tempo de tirar a máscara
É sempre bom lembrar, não pelo aspecto religioso, mas pelo simbolismo e caráter ritualístico, que hoje tem início a Quaresma: do latim quadragesìma,ae (sc. pars, dies) 'quadragésima (parte)'.
Este período de quarenta dias, que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, dia da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém que foi acolhido pelo povo com os ramos da alegria e gratidão, é seguido pela semana Santa que tem como ápice o Domingo de Páscoa – a festa máxima do Cristianismo, durante a qual é celebrada a ressurreição de Cristo.
É um tempo de reflexão, de resgate espiritual e de resguardo no qual o católico se aproxima de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são exortados a comparar seu modus vivendi com a mensagem cristã expressa nos Evangelhos e, com base nesta, buscar a evolução do espírito e o crescimento pessoal.
Independentemente, de sua crença, acredito que o objetivo maior da quaresma possa ter ressonância em todos nós: buscar durante esse período meditar sobre o que pretendemos atingir e por que, ter a atenção voltada para o próximo e, por fim, resgatar o divino em nós.
Não, por acaso, a Campanha da Fraternidade também tem início na Quarta-Feira de Cinzas.
Fraternidade: do latim fraternìtás,átis 'parentesco entre irmãos’.
Beijos fraternos,
Cláudia Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário